Serigrafia, Conheça o Photoshop Para Serigrafia.

Tempo de leitura: 2 minutos

Serigrafia, o que é:

A Serigrafia também conhecido como silk screen,  é um processo utilizado na transferência de imagens para tecidos e diversos outros materiais similares.

O grande destaque da serigrafia é sua qualidade e durabilidade. Além disso, é um processo relativamente simples, no qual é usada uma tela que transfere a imagem colorida para o tecido ou qualquer outra superfície onde se deseja imprimir a imagem ou mensagem.

A serigrafia, ou silk screen, é mais utilizada para impressão em tecidos, camisetas, impressão de camisetas personalizadas, banners e outdoors em altas ou baixas tiragens.

Serigrafia, o processo de impressão

O processo de impressão consiste em vazar a tinta pela pressão de um rodo ou puxador – através da tela previamente preparada.

A tela (matriz serigráfica) é esticada em um bastidor (quadro de madeira, alumínio ou aço).

A matriz é gravada pelo processo de fotosensibilidade, onde é preparada com uma emulsão fotosensível e colocada sobre um fotolito e, posteriormente, sobre uma mesa de luz.

Os pontos escuros do fotolito correspondem aos locais que ficarão vazados na tela, permitindo a passagem da tinta pela trama do tecido.

Os pontos claros (onde a luz passará pelo fotolito atingindo a emulsão) são impermeabilizados pelo endurecimento da emulsão fotosensível exposta a luz.

Para cada cor de impressão é utilizada uma matriz, resultando em um impresso com grande densidade de cor, saturação e textura.

Serigrafia

 

A Serigrafia e o Mercado

Realmente o mercado deste setor é altamente concorrido porém notamos que na maioria das vezes temos sempre “mais do mesmo”, os processos se repetem, muita coisa copiada e a impressão que temos é que a grande maioria não investe em conhecimento técnico para melhorar o desenvolvimento da técnica principalmente na parte de criação que é uma das partes mais importante do processo pois é ele quem tem a responsabilidade de conquistar o cliente para que a venda ocorra.

Como se diferenciar no ramo da Serigrafia?

Uma autoridade no assunto, Rafael Roan desenvolveu um curso específico para atender essa demanda, pouco utilizado nesse segmento o Photoshop muitas vezes é visto como complicado ou difícil de aprender.

Para desmistificar isso Rafael Roan desenvolveu o Photoshop Para Serigrafia onde ele ensina técnicas específicas muito utilizadas no dia a dia deste setor.

Saiba mais sobre Photoshop Para Serigrafia clicando aqui.

Se você gostou deste artigo não esqueça de compartilhar nas redes sociais nos ícones logo acima.