A Importância dos Vídeos Para Os Negócios.

Tempo de leitura: 6 minutos

Em tempos de youtube, o vídeo marketing vem se tornando primordial para as empresas que buscam aumentar o alcance da comunicação, com seu consumidor final. Por esse motivo é importante na hora de criar um planejamento estratégico para seu negócio, não deixar de fora o vídeo marketing.

O vídeo marketing tem como um dos seus principais diferenciais o fato dele ser capaz de causar emoções e a sensação de contato humano e com isso uma resposta mais rápida. Além disso segundo 54% dos consumidores, o vídeo aumenta a confiança do consumidor perante a marca. Outro ponto é que ao analisar o perfil de seu público alvo, podendo assim criar seu conteúdo direcionado e de maior qualidade para ele.

Alguns dados que vão fazer você pensar mais seriamente em colocar o vídeo marketing no seu planejamento, são que os vídeos atualmente tem 43% de cliques e mais buscas do que os conteúdos em texto, e que 29% das buscas no Google são por vídeos. Ainda se levarmos em conta que as pessoas estão cada vez mais acessando a internet por dispositivos móveis, o vídeo se torna o método mais eficaz de atingir um público maior. Fazendo com que ele interaja com o conteúdo e compartilhe ele com sua rede, aumentando assim o seu alcance.

Importância dos Vídeos para o Seu Negócio

O vídeo se tornou um aliado vital na difícil tarefa de vender mais e melhor seja seu negócio Online ou físico. Isso se deve ao crescimento acelerado de usuários online e da preferência deles por vídeos como opção de consumir conteúdo.

Para se ter ideia, o vídeo online é responsável por mais de 55% de todo o tráfego na internet; 78% das pessoas assistem pelo menos um vídeo semanalmente, 55% diariamente. Além disso, 93% dos profissionais de marketing utilizam vídeo em estratégias de marketing, vendas e comunicação.

Muito provávelmente daqui a algum tempo, você esteja consumindo informações como estas, não em um artigo, mas em um vídeo no YouTube, No Vimeo ou em alguma rede social, como o Facebook.

Consegue perceber a importância dos vídeos para a sua empresa?

Os VideoMakers vendem muito mais

No Brasil, é muito visível como os usuários se relacionam com este formato de mídia e como eles gostam de redes sociais, que proporcionam o consumo de conteúdo em vídeo. Note que há determinadas campanhas que viralizam de forma muito rápida quando são criadas a partir de vídeos. Muitas empresas hoje utilizam o YouTube como plataforma de divulgação de seus produtos e serviços.

A verdade é que essas empresas estão obtendo muito mais vantagens em marketing e vendas. O engajamento é extremamente maior, o que tem a ver com tempo gasto no consumo do conteúdo. Sem contar que os vídeos são excelentes ferramentas para se contar boas histórias, o que gera mais atração e interesse.

Ferramentas de busca:

Na internet, existem muitas plataformas que garantem o armazenamento de vídeos e todas oferecem vantagens e desvantagens para os produtores que querem divulgar seu produto, portanto devem ser escolhidas com cautela para não perder a qualidade do seu marketing.

Você sabe qual a plataforma mais famosa da web em consumo de vídeos?

Youtube

O Youtube é a principal ferramenta para armazenar vídeos e a mais procurada para essa finalidade. Ele pertence ao Google e tem o maior número de usuários e audiência crescente, porém, caso seja feito sem estratégia de marketing, seu vídeo pode ter a visibilidade comprometida, já que pode se perder em meio a tantos milhões de outros vídeos.

Esse risco existe, já que milhões de pessoas postam vídeos com os mesmos produtos que o seu e isso faz com que, quem não é tão “famoso” acabe perdendo visibilidade, afinal, o Youtube é uma plataforma gigantesca.

Vimeo

Apesar de não ser tão popular como a plataforma anterior, é bastante famosa, sim. Procurada principalmente por causa da qualidade de exibição de seus vídeos, como não apresenta tantos usuários como Youtube, Vimeo oferece a possibilidade de restringir o público, criando uma audiência seleta, fazendo com que suas estratégias de vídeo marketing possam atingir uma maior assertividade, junto a seu público-alvo, quando hospedadas Vimeo.

Instagram

Esta plataforma é mais usada para a publicação de fotos, porém também é possível publicar vídeos. A particularidade, nesse caso é que a duração dos vídeos é muito curta, se a sua estratégia for explicar o produto como um todo, pode ser prejudicial.

Vídeos Retém mais atenção do que textos

Tanto consumidores quanto fornecedores preferem assistir a um clipe empresarial do que buscar informações sobre o empreendimento em uma leitura.

Assim, é muito mais fácil passar os valores e crenças da corporação para parceiros, colaboradores e clientes. Através de vídeos institucionais, o objetivo é alcançado de forma atrativa e envolvente.

Investir em vídeos é caro?

Grandes empresas muitas vezes investem fortunas mas se esse não é seu caso fique tranquilo. Se ainda não é possível investir grandes quantias nesse processo, saiba que até com seu smartphone você pode começar a fazer suas campanhas. Você pode gravar vídeos de excelente qualidade até com seu Iphone ou outro similar!

Aquela conhecida história do “comece com o que você tem” se aplica aqui. Em muitos casos, só o que você precisa para começar é a vontade de fazer. Um canal no YouTube pode ser feito gratuitamente, subir vídeos no Facebook também não tem custo, no seu blog muito menos.

Claro, isso não quer dizer que não deve haver uma preocupação de sua parte quanto à qualidade, mas você pode começar pequeno e ir investindo aos poucos. O que vale é não “virar as costas” para a importância dos vídeos para o seu negócio.

Uma pessoa tem se tornado autoridade no assunto quando se fala em produzir vídeos e campanhas com qualidade e baixo custo, essa pessoa é Michael Oliveira.

Michael Oliveira tem se tornado referência no assunto tanto em seu canal do Youtube como nos treinamentos que ele disponibiliza, é uma pessoa muito agradável, com uma facilidade em explicar com clareza e nos dá dicas muito importantes sobre o assunto.

Um treinamento de Michael Oliveira muito interessante é o Vídeo Marketing 3X, clique aqui para conhecer.

Se você gostou deste artigo não esqueça de compartilhar nas redes sociais nos ícones logo acima.